Ritmo total / Drumline (USA – 2002 – Dir.: Charles Stone III)
Este belo e divertido filme, conta a história de cativante personagem Devon, interpretado pelo ator e rapper Nick Cannon. Devon conseguiu uma bolsa para estudar na faculdade de Atlanta e tocar na banda A&T, aonde irá demonstrar todo o seu talento. Mas para isso, Devon precisa equilibrar seu forte ego e seu grande potencial musical, pois se acha o maior instrumentista do universo e entre outras façanhas, ele quer fazer o que dá em sua cabeça, inclusive arruma uma ‘disputa’ com o seu instrutor.
Além de Cannon, o elenco conta com a atuação do ator Orlando Jones, que interpreta o mestre da banda e o líder que irá unir todos os talentos, em prol do grande objetivo, que é vencer a competição estadual de bandas. A bela Zoe Saldanha (que atuou também no filme Avatar), interpreta a namorada de Devon e deixa o clima de romance mais sensual. O rapper Petey Pablo participa em numa cena musical.
O filme faz menção e homenageia vários ícones da música negra americana, como Marvin Gaye, R. Kelly, Stevie Wonder, Jackson Five, entre outros. A trilha sonora em músicas bem dançantes e românticas de artistas de RnB e Hip Hop: “Been Away” – Q-Tip ft. Jermaine Dupri; “I Want A Girl Like You” – Joe ft. Jadakiss; “Club Banger” – Petey Pablo; “Butterflyz” – Alicia Keys (que na época ainda não tinha o status que, brilhantemente alcançou no cenário mundial); “Uh Oh” – Monica; “My Own Thing” – Raheem Devaughn; “I’m Scared Of You” – Nick Cannon; entre outros.
Ritmo Total é uma produção que encanta pela história, carisma dos personagens e toda a musicalidade exibida no filme. Eu, particularmente, sou suspeito em escrever sobre este filme, pois já perdi as contas de quantas vezes já assisti essa produção. Mas, mesmo assim, fica a dica: Este filme, pra quem gosta de RnB e Hip Hop, deve ser visto muitas e muitas vezes!
Assista ao trailer do filme: