Este blog foi criado como projeto de faculdade, mas foi criado também para expor duas paixões que tenho: Música & Cinema! Daí saiu a ideia do Moviemusiconnection, que é um guia de filmes que tenham como temática central a música, independente do seu gênero. Seja bem vindo, curta, comente, compartilhe... E se o teu filme preferido não estiver nesta lista, é só pedir que estará presente!
Filme: Michael Jackson – A história sem máscaras (USA – 2009)
Esta biografia não autorizada, conta a vida do rei do pop, do mito, da lenda chamada Michael Joseph Jackson. O documentário resume em quase uma hora, a trajetória de Jackson, suas obras, suas polêmicas, os ataques que sofreu da mídia, seu talento, a expectativa de sua turnê, que infelizmente não aconteceu e a comoção de seus fãs no dia da cerimônia de sua morte. Tudo isso em algumas imagens raras, mas pouco tempo para muitas histórias, mas fica o registro para seus fãs guardarem.
O documentário vem com entrevistas e declarações de Sherryl Crow (quando ainda fazia vocal de apoio para Michael), alguns dançarinos, Diana Ross, Brooke Shields, membros da família Jackson, fãs que aguardavam para adquirir os ingressos da turnê “This Is It” (mostrando que quem é rei, nunca perde a majestade) e declarações do próprio Michael Jackson.
Hoje serão feitas várias homenagens ao redor do mundo, pois são 2 anos sem Micheal Jackson. Este documentário mesmo sendo uma obra não autorizada, é o registro de uma lenda, que deixou seu legado, através da música e da dança, e que nunca existirá outro rei do pop, pois Michael Jackson será eterno e único.
Filme: Honey – No ritmo dos seus sonhos (USA – 2003 – Dir.: Bille Woodruff)
O filme Honey conta a história da bela dançarina Honey Daniels, vivida pela atriz Jessica Alba, que trabalha em um bar, em uma loja de discos e nas horas vagas dá aula de dança para jovens da periferia e tem como sonho montar a sua escola de dança. Sua vida muda quando um executivo de uma gravadora descobre seu talento e resolve colocá-la para dançar em vídeo de artistas de R&B e Hip Hop. Ela acaba entrando em um mundo de ilusões e deslumbramento, e questiona-se sobre suas prioridades e paixões na vida, deixando a trama mais envolvente e musical.
Além de Jessica Alba, o elenco do filme conta com bons atores e cantores de peso do mundo do Hip Hop. Mekhi Phifer (que também atuou nos filmes “8 Mile” e “Ouro Branco”) , faz o par romântico de Alba, Joy Bryant, intérpreta a sua melhor amiga e o pequeno Lil’ Romeo. As participações musicais são interessantes, tem Missy Elliott, Ginuwine, Jadakiss, Sheek, entre outros. No bônus do DVD, tem os clipes completos, com destaque para a música “I’m Good”, do grupo vocal feminino Blaque. No material extra do DVD também tem cenas excluídas e as coreografias do filme, que são comentadas pela coreógrafa da produção Laurie Ann Gibson, que também atua no filme.
A trilha sonora de Honey é repleta de muito Hip Hop e R&B e foi produzida por ninguém menos que o produtor Rodney Jerkins, mais conhecido como Darkchild. “I’m Good” – Blaque, “Gimme the Light” – Sean Paul, “Into You” – Fabolous ft. Tamia, “Hurt Sumthin” – Missy Elliott, “No More Drama” – Mary J. Blige, “Rule” – Nas ft. Amerie, “J-A-D-A” – Jadakiss & Sheek, estão entre as canções que deixam o filme em um ritmo delicioso.
Honey é um filme envolvente, totalmente musical. Que traz uma mensagem de superação dos problemas e adversidades da vida através da música, também conta com belas e dançantes canções, e com a beleza e o talento de Jessica Alba.
Filme: Tupac Ressurrection (USA – 2003 – Dir.: Lauren Lazin)
Esta produção narrada por ninguém menos que o próprio Tupac Shakur, conta a trajetória de sua vida desde a época em que sua mãe, Afeni Shakur era militante dos Panteras Negras até seu brutal assassinato. Sua infância; suas influências que foram deixadas pelos membros dos Panteras Negras e outras pessoas e pensadores em que acreditava; sua inteligência e o dom de dominar as palavras e transformá-las em discurso ou em rima e toda sua consciência social e política. Sua ligação com a arte, que ajudaram a moldar o homem em que se tornou, controverso, polêmico, direto, poeta, etc.
O Filme traz imagens raras de Shakur, de entrevistas, de shows, de tribunais, da prisão, que nos ajudam a entender e decifrar o mito, a lenda Tupac. Analisar o quanto suas letras eram escritas com total propriedade e essência que eram únicas. Seu talento logo foi reconhecido e o que lhe ajudou a chegar ao estrelato, e acompanhado vieram às polêmicas, os amigos, os inimigos, a imprensa, que na minha opinião, como em outros casos botava ‘lenha na fogueira’, mas isso é uma opinião particular. Mas, Pac também conseguiu pra si um legado de fãs que lhe são fiéis, mesmo depois de sua morte.
A rivalidade entre Shakur e Notorius B.I.G. (vale a reflexão de que se não fosse essa rivalidade exagerada, talvez os dois mitos ainda estivessem vivos até hoje); a assinatura do contrato de ‘morte’ com a gravadora Death Row, o encontro da mãe de Tupac, Afeni Shakur e da mãe de Notorius B.I.G., Voletta Wallace, no MTV Awards de 1999; são passagens marcantes do filme. E cabe também citar que a trilha sonora do filme é repleta das belas músicas de Tupac.
O material extra do DVD é rico e impagável. Vem com duas entrevistas completas de Shakur; cenas inéditas do filme; um discurso e um depoimento de Tupac; videoclipes; depoimentos de outras celebridades e membros da família de Tupac (o mais emocionante, em minha humilde opinião é o da atriz Jada Pinkett Smith); entre outros bônus, que deixam esta obra mais que completa.
Ressurrection é um filme revelador e histórico, que desvenda a vida, a trajetória, a mente, a ideologia do eterno Tupac Shakur. E se alguém nesse mundo nunca ouviu falar em Shakur (o que acho difícil!), esse é o guia definitivo sobre sua vida. No dia 16 de junho, Tupac completaria 40 anos, e fica aqui registrado a minha homenagem a essa lenda do mundo do Rap.
Duets, é um filme totalmente musical e encantador, que centraliza sua história em seis personagens principais, que são interpretados brilhantemente por seis atores: Gwyneth Paltrow, Huey Lewis, Maria Bello, Paul Giamatti, Andre Braugher e Scott Speedman. Os atores também mostram todo o seu talento (alguns até então ocultos) em cantar as músicas que estão presentes na trilha sonora do filme.
O filme conta com a direção e co-produção do pai da atriz Gwyneth Paltrow, que conduz toda a trama e o desenrolar da trajetória dos personagens pelos karaokês dos Estados Unidos e também suas aflições, desejos e sonhos. Fica difícil não identificar-se com um dos personagens.
A trilha sonora do filme é magnífica e traz canções de diferentes cantores, com arranjos que encantam qualquer ouvido e merece estar no acervo de quem gosta de uma boa música. Destaco as músicas “Cruisin” – Gwyneth Paltrow e Huey Lewis (essa música ficou maravilhosa e é pra ser tocada várias e várias vezes), “Bette Davis Eyes” – Maria Bello (que me surpreendeu com sua bela voz), “Just My Imagination” – Gwyneth Paltrow e Babyface (impagável essa versão), “Try A Little Tenderness” – Paul Giamatti e Arnold McCuller. Vale lembrar também que o filme traz uma pequena participação do cantor Michael Bublé.
Duets é uma bela produção que fala de amor à música, viver a vida, amizade e de conquistar seus objetivos, por mais que pareçam distantes. Essa produção já tem mais de 10 anos e mesmo assim, é totalmente magnífica e com mensagens que deixam qualquer um emocionado. Merece ser visto inúmeras vezes.