Powered By Blogger

sábado, 7 de maio de 2011

Cadillac Records: Grandes histórias de grandes músicos.


Filme: Cadillac Records (USA – 2008 – Dir.: Darnell Martin)
Cadillac Records é uma biografia musical, que conta a história da criação da gravadora Chess Records, do executivo Leonard Chess e de seus artistas. A gravadora tinha como principal e primeiro artista, o blues man Muddy Waters, e depois dele vieram Little Walter, Howlin' Wolf, Chuck Berry, Etta James, entre outros. O filme desenrola-se em meados dos anos 40, aos anos 60, e era uma época de segregação racial intensa.
O filme é narrado pelo ator Cedric The Entertainer, que interpreta o baixista e produtor Willie Dixon. Além de Cedric, compõem o elenco o ator Adrien Brody, Jeffrey Wright, Columbus Short, Beyoncè, Gabrielle Union. Todos os atores interpretaram seus personagens de forma magestral e encantadora.


O ator Adrien Brody, que possui excelentes atuações e um Oscar em seu currículo, interpreta o executivo Leonard Chess. O filme mostra claramente o preconceito sofrido por Chess, que ao investir na música negra enfrentou a sociedade segregada da época. O título do filme diz muito, pois Chess tinha como costume pagar os artistas com carro Cadillac e tinha uma relação bem diferente dos dias de hoje com os artistas que contratava e demonstrava que no fundo sentia-se como um pai de todos eles.



Beyoncè Knowles teve a grande responsabilidade de interpretar a grande cantora Etta James e cumpriu bem esse papel, e também foi uma bela chance pra mostrar que cada vez mais está lapidando-se na carreira de atriz. O filme mostra os problemas pessoais que Etta enfrentou, seu romance vivido com Leonard Chess e também todo seu talento. James cantava de tal maneira, que era difícil não encantar-se com tal beleza e talento musical, tinha uma interpretação ímpar, que lhe deu o posto de uma das grandes divas da história da música.

Muddy Waters, é interpretado por Jeffrey Wright, que como o restante do elenco teve uma performance de gala. Waters saiu do interior dos Estados Unidos, para tentar a vida como músico e a vida colocou em seu caminho pessoas que lhe ajudassem nessa trajetória, como o Leonard Chess, sua esposa Geneva Wade (que é interpretada brilhantemente pela bela atriz gabrielle Union) e Little Walter, que Waters praticamente adotou e iniciou uma parceria que perdurou por muito tempo. O músico era totalmente boêmio e tinha simultaneamente, talento com a música e com as mulheres.


O rapper e ator Mos Def interpreta de forma impagável o grande músico Chuck Berry, que na minha opinião merecia um filme que contasse em detalhes todo a sua vida. Chuck Berry foi o primeiro artista da gravadora Chess Records que conseguiu cantar e ser ouvido por negros e brancos. Berry foi preso inúmeras vezes, muitas devido à segregação racial. Mos Def conseguiu passar pra tela toda a irreverência e musicalidade de Chuck Berry.


A trilha sonora é recheada de músicas dos músicos homenageados e cantada pelos atores que lhes interpretam. Tem as canções de Muddy Waters “Im a Man” e “I’m Your Hoochie Coochie Man” (cantadas por Jeffrey Wright), Etta James “At Last” e “I’d Rather Go Blind” (cantadas belamente pela Beyoncè), Chuck Berry “Nadine” e “No Particular Place To Go” (cantadas por Mos Def) e Little Walter “My Babe” (cantada por Columbus Short). Entre outras belas canções.
Cadillac Records é um filme que conta muito bem a história de grandes nomes da música mundial; suas vidas, amores, dramas, todo seu sucesso e talento. Uma produção que emociona e que merece a atenção de todos, pois é um belo filme.
Assista ao trailer do Filme:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.