Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A vida, a mente, a ideologia e todo o talento de Tupac Shakur.


Filme: Tupac Ressurrection (USA – 2003 – Dir.: Lauren Lazin)
Esta produção narrada por ninguém menos que o próprio Tupac Shakur, conta a trajetória de sua vida desde a época em que sua mãe, Afeni Shakur era militante dos Panteras Negras até seu brutal assassinato. Sua infância; suas influências que foram deixadas pelos membros dos Panteras Negras e outras pessoas e pensadores em que acreditava; sua inteligência e o dom de dominar as palavras e transformá-las em discurso ou em rima e toda sua consciência social e política. Sua ligação com a arte, que ajudaram a moldar o homem em que se tornou, controverso, polêmico, direto, poeta, etc.
O Filme traz imagens raras de Shakur, de entrevistas, de shows, de tribunais, da prisão, que nos ajudam a entender e decifrar o mito, a lenda Tupac. Analisar o quanto suas letras eram escritas com total propriedade e essência que eram únicas. Seu talento logo foi reconhecido e o que lhe ajudou a chegar ao estrelato, e acompanhado vieram às polêmicas, os amigos, os inimigos, a imprensa, que na minha opinião, como em outros casos botava ‘lenha na fogueira’, mas isso é uma opinião particular. Mas, Pac também conseguiu pra si um legado de fãs que lhe são fiéis, mesmo depois de sua morte.
A rivalidade entre Shakur e Notorius B.I.G. (vale a reflexão de que se não fosse essa rivalidade exagerada, talvez os dois mitos ainda estivessem vivos até hoje); a assinatura do contrato de ‘morte’ com a gravadora Death Row, o encontro da mãe de Tupac, Afeni Shakur e da mãe de Notorius B.I.G.,  Voletta Wallace, no MTV Awards de 1999; são passagens marcantes do filme. E cabe também citar que a trilha sonora do filme é repleta das belas músicas de Tupac.

O material extra do DVD é rico e impagável. Vem com duas entrevistas completas de Shakur; cenas inéditas do filme; um discurso e um depoimento de Tupac; videoclipes; depoimentos de outras celebridades e membros da família de Tupac (o mais emocionante, em minha humilde opinião é o da atriz Jada Pinkett Smith); entre outros bônus, que deixam esta obra mais que completa.
Ressurrection é um filme revelador e histórico, que desvenda a vida, a trajetória, a mente, a ideologia do eterno Tupac Shakur. E se alguém nesse mundo nunca ouviu falar em Shakur (o que acho difícil!), esse é o guia definitivo sobre sua vida. No dia 16 de junho, Tupac completaria 40 anos, e fica aqui registrado a minha homenagem a essa lenda do mundo do Rap.
Assista ao trailer do filme:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.