Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Homenagem & Esclarecimento neste belo documentário.


Filme: Simonal – Ninguém sabe o duro que dei (Brasil – 2009 – Dir.: Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal)
Esta produção conta a história de um dos grandes nomes da nossa música, Wilson Simonal. Conta com depoimentos emocionantes e esclarecedores de seus filhos Wilson Simoninha e Max de Castro, e personalidades que presenciaram de perto o sucesso de Simonal, como Chico Anysio, Nelson Motta, Tony Tornado, Luiz Carlos Miele, que dirigiu junto com Ronaldo Bôscoli alguns shows de Simonal.
O documentário mostra todo o estilo musical peculiar e único de Simonal e sua pilantragem, que era definida por ele como “O descompromisso com a inteligência”. Ele era considerado por muitos um grande regente, pois tinha um grande poder de interação e comunicação com a platéia, e que nenhum outro artista possuía tal característica. Quando estava no palco, o público fazia o que Simonal queria. Atrevo-me a dizer que depois que assisti ao filme, não vi nenhum artista que tinha o público nas ‘mãos’, como Simonal.
O espectador é presenteado com imagens raras de Simonal, entre elas, um show do Festival Internacional da Canção (FIC), um show de Simonal e a cantora de Jazz Sarah Vaughan, e o dia em que o cantor abriu o show do maestro e produtor Sergio Mendes, no Maracanãzinho e ofuscou o brilho de Mendes.
Simonal retratava em sua música o preconceito que sofria, e declarava com humor o orgulho de ser negro. Fica claro no documentário, que o sucesso alcançado por ele, mexeu com muita gente. O cantor chegou até virar garoto propaganda de algumas empresas.
O filme mostra na grande cilada em que o cantor se meteu, e que foi o estopim da decadência de sua carreira. Nesta parte, encontram-se os depoimentos mais polêmicos, entre eles, o ex-contador da empresa de Simonal e a entrevista do cantor em um programa de TV, em que mostra um documento do governo que comprova sua inocência, mas que infelizmente, foi reconhecida tardiamente, pois os danos causados à carreira de Simonal perduraram por muito tempo. Questiono-me como um país como o Brasil é presenteado com um talento inigualável chamado Wilson Simonal, e esse mesmo país conseguiu destruir todo esse talento?
Confesso aos amigos que esta produção é tão emocionante, que fica difícil conter as lágrimas. Simonal foi e sempre será um dos grandes nomes da nossa música e deve ser sempre lembrado e homenageado pelas gerações presentes e futuras.


Junto com esse projeto foi lançado o cd do filme e o DVD, chamado de ‘O Baile do Simonal’. Max de Castro e Wilson Simoninha reuniu vários artistas para gravar esta bela homenagem em forma de show à Simonal. Marcelo D2, Caetano Veloso, Mart’nália, Ed Motta, Sandra de Sá, entre outros. Todos cantando canções de Simonal. Claro, que não posso perder a oportunidade de dizer que estive na noite da gravação do DVD. Foi uma noite maravilhosa e uma linda homenagem.
Assista ao trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.