Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ray: Linda homenagem à Ray Charles.



Filme: Ray (USA – 2004 – Dir.: Taylor Hackford)

O filme Ray é uma obra que retrata a vida do instrumentista e cantor Ray Charles. Interpretado brilhantemente pelo ator, cantor e instrumentista Jamie Foxx, que ficou muito semelhante ao Ray Charles. O ator teve a aprovação e a ajuda do próprio homenageado, que auxiliou na produção e faleceu um pouco depois do término do filme (Ray faleceu no dia 10 de junho de 2004). Algumas cenas de Ray Charles auxiliando na produção podem ser vistas no disco extra do DVD, inclusive uma cena dele dando dicas a Jamie Foxx para adquirir a melhor forma na hora de tocar e interpretar. O ator fez questão de tocar pessoalmente o piano em algumas cenas, já que possui grande expertise neste instrumento. Além de Foxx, o filme conta com a interpretação magnífica da atriz Sharron Warren, que faz o papel da mãe de Ray, Aretha Robinson, que o ajudou a ser independente mesmo com a cegueira que lhe afligiu. Faz parte deste belo elenco a atriz Kerry Washington, que interpreta a esposa de Charles.

A história de Charles é digna de um belo filme, pois mostra a superação em vários formatos de uma pessoa. Ray Charles superou o preconceito de ser negro (nesta época a segregação racial era muito forte), a deficiência visual (Charles ficou cego na infância e muitas vezes tentaram enganá-lo por causa disso), e superou também o vício das drogas, que atormentou sua vida durante um bom tempo. O amor à música é demonstrado nesta produção, pois Charles foi firme em seu objetivo de se tornar um músico profissional e fez parcerias que lhe ajudaram em sua trajetória, entre elas, com Quincy Jones. A sua habilidade em encantar e conquistar as mulheres também é descrita no filme.

O filme Ray ganhou vários prêmios, entre eles o Oscar de melhor ator e melhor som, e o Globo de Ouro de melhor ator. Jamie Foxx desbancou atores de peso, como o Don Cheadle em sua emocionante atuação no filme ‘Hotel Ruanda’; Johnny Depp, pela atuação do filme ‘Em Busca da Terra do Nunca’; e Clint Eastwood, em sua atuação no filme dirigido por ele mesmo, ‘A Menina de Ouro’. Na categoria Melhor Som, Ray derrotou os concorrentes ‘Homem-Aranha 2’, ‘Os Incríveis’, ‘O Expresso Polar’ e o filme ‘O Aviador’.



A trilha sonora do filme é toda com músicas de Ray Charles, em versão original, de estúdio e ao vivo e foram produzidos dois discos. O primeiro foi lançado em outubro de 2004, intitulado ‘Ray – Original Motion Picture Soundtrack’ e entre outras canções, tem ‘I Got I Woman’, ‘Unchain My Heart’, e a clássica ‘Georgia On My Mind’, esta em versões de estúdio e ao vivo. O segundo disco foi lançado em fevereiro de 2005, intitulado ‘More Music From Ray’ e vem com as canções ‘Baby Let Me Hold Your Hand’, ‘I Believe To My Soul’, ‘Every Day I Have The Blues’, entre outras.
Ray é uma produção digna do Oscar que ganhou, pois nos presenteia com belas e emocionantes atuações, conta brilhantemente a história de um ícone e homenageia esse ‘monstro’ da música, que deixará saudades, chamado Ray Charles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.